O Salva-Vidas da Aviação Geral

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Tap_790x120

Estamos a assistir a uma verdadeira revolução no capítulo da segurança na aviação geral, com os Estados Unidos da América novamente na liderança.

 

Depois de estabilizada a curva ascendente relativamente a acidentes relacionados com a meteorologia através de adoção e certificação de novos sistemas de vigilância via GPS com bases de dados meteorológicas, e muitas ações de sensibilização, a NTSB e a FAA, aceleraram para a certificação dos aparelhos indicadores de ângulo de ataque os AOA .

De acordo com a NTSB e FAA os acidentes derivados de STALL são agora os mais frequentes, e era urgente travá-los.

Algumas distrações ou alguma má preparação para voar, estavam a aumentar os acidentes causados por perda de sustentação, sobretudo em manobras de aproximação e descolagem dos aeroportos. A indústria respondeu a essas recomendações e os novos modelos norte-americanos vêm já equipados com vários modelos integrados nos cockpits digitais ou nos convencionais.

 

Contudo, como sabemos, a maioria da frota de aviação geral já tem muitos anos de vida e foi assim que algumas empresas criaram aparelhos AOA especialmente para retro-fits.

 

 A BendixKing lançou o KLR-10, que é já o mais bem sucedido em termos de vendas, nos Estados Unidos.

 

A NewsAvia esteve em contacto com o sistema, que nos pareceu sobretudo muito intuitivo e, conforme explicou o Director de Vendas da BendixKing, Sean D’Arcy, de muito fácil instalação.

 

Este instrumento que salva vidas é bastante acessível, e foi concebido para nos alertar de uma forma gradual para as atitudes que o nosso avião possa estar a tomar, sem que nos apercebamos. Este formato, ou escala gradua,l resulta de uma intensa pesquisa que a BendixKing fez com pilotos de várias gerações, com diferentes aptidões técnicas e que voavam diversos tipos de aviões.

Ao contrário de aparelhos de outros fabricantes que apresentam um mostrador tradicional de três cores, o KLR10 tem vários indicadores de estado, o que contribui não só para o estado de alerta do piloto como também permite margem para poder responder a situações críticas.

Geralmente os indicadores de atitude só nos avisam quando já entramos em situação de perda, por isso a BendixKing gosta de chamar ao seu KLR10 um indicador de reserva de sustentação.

 

A instalação é muito simples e não obriga a alterações de fundo. A FAA já regulamentou esta alteração ou como mínima, não precisando de nova inspeção ou certificação extra.

O aparelho é composto por uma sonda, uma unidade de comando e o mostrador. A sonda é facilmente instalada no orifício de acesso para observação mecânica por debaixo da asa, e deverá ser instalada na asa oposta à do tubo de pitot.

Da sonda sai dois conectores pneumáticos que ligam à unidade de comando que posteriormente envia os dados para o mostrador.

Destacamos ainda os avisos sonoros, bastante eficazes, que se iniciam assim que passamos a voar dentro da zona vermelha, onde uma voz feminina e autoritária anuncia termos como: CAUTION, TOO SLOW TOO SLOW.

 

Como é habitual simplificamos toda a matéria que nos foi enviada pela BendixKing em forma de infográfico.

Infografico KLR10 - BendixKing - NewsAvia

 

 

Banner Aero Friedrichshafen 2014

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...