Aerovip ganha rota inter-ilhas na Madeira – Contrato será assinado na próxima semana

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Aerovip – Companhia de Transportes e Serviços Aéreos, pertencente ao Grupo Seven Air, ganhou o concurso público para as ligações aéreas entre as ilhas do Porto Santo e da Madeira.

Os resultados ainda não foram revelados oficialmente, mas o ‘NewsAvia’ soube, de fonte fidedigna, que o contrato será assinado na próxima semana. Temos procurado junto do gabinete do secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações (SEITC) saber o que se passa em relação ao concurso, mas temos esbarrado sempre com a falta de resposta da entidade governamental, mesmo depois de colocada a questão por e-mail a um assessor de imprensa na semana passada.

Neste momento decorre o período de apresentação da documentação necessária para a Aerovip se habilitar à assinatura do contrato, bem como a apresentação de uma garantia bancária. O contrato de concessão dos Serviços Aéreos Regulares na rota Porto Santo-Madeira-Porto Santo é por três anos e a empresa vencedora receberá a importância de 5.577.900 euros durante esse período, de acordo com o que constava do texto do concurso.

Desde o dia 1 de Janeiro de 2014 que a Aerovip foi contratada para fazer os voos entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo, até ser apurado um concessionário do serviço público, que entrará ao serviço já no próximo dia 1 de Junho. Com a vitória da Aerovip, continua a mesma companhia, se bem que a partir dessa data, com a aeronave baseada no Aeroporto da ilha do Porto Santo.

Ao concurso concorreram duas companhias: a SATA Air Açores que nos últimos seis anos tinha estado a assegurar o serviço, ganho através de concursos públicos, e a Aerovip, a quem foi adjudicado o serviço, numa situação transitória, perante a determinante atitude da companhia açoriana em não se manter na Madeira neste período de transição para novo concurso. Alegou que o contrato oferecido pelo Governo Português era inferior aos custos que tinha na Madeira com a deslocação de equipamentos e pessoal, tripulantes e mecânicos do departamento de Engenharia e Manutenção da SATA, todos deslocados dos Açores.

Os voos entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo estão a ser feitos com um avião Dornier 228, de 18 lugares, o que continuará a acontecer depois do dia 1 de Junho. Embora ao princípio os portossantenses tivessem reclamado acerca da lotação do aparelho, que consideravam desapropriada (o da SATA Air Açores tinha 37 assentos) não se conhecem reclamações por falta de capacidade de transporte da companhia em causa.

 

  • Imagem do avião Dornier 228 da Aerovip que actualmente garante as ligações aérea diárias entre as ilhas portuguesas da Madeira e do Porto Santo – Foto do ´spotter’ portossantense Paulo Brito

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...