Espanha quer mais voos para Luanda e TAAG recebe novo B777-330 neste mês

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O secretário de Estado do Comércio de Espanha, Jaime Garcia Legaz, disse que é crucial aumentar para três voos semanais as actuais duas ligações da Iberia entre Madrid e Luanda. É necessário facilitar as conexões entre Espanha e Angola, assim como acelerar o processo de concessão de vistos, cuja demora se reflecte nos negócios entre os dois países, considerou o governante espanhol.

Jaime Garcia Legaz, que esteve em Angola à frente de uma comitiva de 120 empresários espanhóis, deu esta semana uma entrevista ao ‘Jornal de Angola’, na qual falou do relacionamento entre os dois países, sobretudo na área dos negócios e da cooperação. A Espanha foi o primeiro país europeu a reconhecer a independência de Angola, em 1975.

A Iberia voa duas vezes por semana para Angola, mas desde há algum tempo que a companhia espanhola está a ser pressionada para aumentar o número de voos. Contudo trata-se de um processo que não segue tão rápido quanto as pretensões dos homens de negócios, já que isso necessita de aprovação das entidades aeronáuticas dos dois países e da disponibilidade de aeronaves e de tripulação por parte da Iberia, agora com o centro de decisão colocado em Londres, por via da sua fusão com a British Airways.

Fontes contactadas pela ‘NewsAvia’ em Luanda garantem que há vontade política para resolver esta questão. Contudo, existe um certo impasse, pois espera-se que, ainda neste ano, a TAAG anuncie o seu plano de expansão para outros países europeus, além de Portugal (voa para Lisboa e Porto), para onde a companhia angolana poderá voar em segurança com os novos aviões Boeing 777-300ER. Está também em análise as ligações para o Brasil, actualmente com sete voos semanais, sendo três para o Rio de Janeiro e quatro para São Paulo, números que poderão sofrer alteração face à eventualidade da TAM abrir nos próximos meses uma linha entre São Paulo e Luanda, que seria a primeira rota africana da maior companhia aérea brasileira. Por enquanto nada confirmado e fica tudo na mão da TAAG para decidir nos próximos meses. O projecto da TAM que existia antes da sua fusão com a LAN Chile, era apoiado pelo governo brasileiro, mas parece não ter encontrado grande entusiasmo entre os novos donos da companhia. Um assunto a acompanhar.

A TAAG receberá na próxima semana em Luanda mais um avião Boeing 777-300ER que chega novo da fábrica nos Estados Unidos da América, e que se junta aos cinco aviões do mesmo modelo (três em versão 200 e dois em versão 300) que a companhia utiliza nas suas viagens intercontinentais. Até 2016 receberá mais dois aviões Boeing 777-300ER.

 

Novo avião, com internet a bordo, chega no dia 30 de Maio

O novo Boeing 777-300ER da TAAG será o primeiro de uma companhia africana a oferecer Internet a bordo e a sua chegada a Luanda está prevista para a próxima sexta-feira, dia 30 de Maio, segundo um despacho da agência noticiosa portuguesa Lusa, que cita declarações de Carlos Vicente, porta-voz da companhia estatal.

“A aeronave servirá para consolidar as rotas já existentes e, em princípio, para novas, como a de Londres, conforme estudo de viabilidade anteriormente realizado”, precisou à Lusa o porta-voz da companhia pública angolana.

O novo 777-300 ER (ER designa longo alcance), que tem lotação para transportar 293 passageiros (12 em primeira classe, 56 em executiva e 225 em económica), será baptizado com o nome de “Ebo”, como forma de homenagem ao município da província de Cuanza sul “duramente fustigado” durante a guerra de libertação angolana.

 

  • O novo Boeing 777-300ER da TAAG já está a voar desde há algumas semanas nos Estados Unidos, onde decorrem trabalhos de montagem de interiores. Tem já a pintura completa e recebeu a matrícula D2-TEI – Foto: Khristopher Bull (Airplane Pictures)

1 COMENTÁRIO

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...