Lisboa bate recorde absoluto de tráfego de aviões no fim-de-semana

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O tráfego aéreo na zona da cidade de Lisboa, nomeadamente dirigido para os aeroportos Internacional de Lisboa, na Portela, e Municipal de Cascais, em Tires, este mais dedicado à aviação ligeira e executiva, vai registar no próximo fim-de-semana um movimento recorde absoluto, superando os máximos registados na Expo 98, no Euro 2004 ou na Cimeira da NATO em 2010.

Só no sábado, o aeroporto de Lisboa acolherá 740 movimentos (aterragens e descolagens), quando o tráfego nesta altura regista uma média diária de 425 movimentos, adiantou em comunicado a NAV Portugal, entidade responsável pelo controlo aéreo em todo o território português. Na sexta-feira e no domingo estão previstos cerca de 650 movimentos diários na Portela.

A razão deste grande movimento, como já tem sido noticiado é a disputa na capital portuguesa do jogo da final da Liga dos Campeões (‘Champions League’) que colocará frente a frente, no Estádio da Luz, as equipas espanholas do Real e do Atlético de Madrid, no próximo sábado, a partir das 19h45 locais.

A ANA – Aeroportos de Portugal acaba de distribuir um comunicado em que refere que “até ao momento estão agendados mais de 280 voos privados e 50 charters, num total que ultrapassa os 330 movimentos, representando este tráfego um valor superior em 75% ao de um sábado normal nesta época”. Num sábado o movimento médio do aeroporto de Lisboa é de cerca de 400 aeronaves a aterrar e descolar.

Desses movimentos, apenas 80 aeronaves (entre elas 20 charters) ficarão estacionadas no Aeroporto de Lisboa, que já havia esgotado a sua capacidade para os dias 23, 24 e 25 de Maio há algum tempo. Por esta razão, ficarão estacionadas em Beja entre 15 a 20 aeronaves, no Porto cerca de 60 e em Faro 35.

A ANA refere que a maioria dos movimentos ocorrerá entre o final da tarde de sexta-feira e a madrugada de sábado. Ao todo, serão processados mais de 7.500 passageiros em voos charter e 2.800 em voos privados, adicionando mais de 10 mil passageiros ao aeroporto de Lisboa, o que representa um acréscimo de 20% de passageiros em relação ao habitual neste período.

A ANA – Aeroporto de Lisboa tem vindo a trabalhar na organização desta operação com a UEFA e com todas as entidades oficiais envolvidas na operação aeroportuária desde Novembro do ano passado.

Recorde-se que a Iberia anunciou a programação de 22 voos adicionais na rota Madrid-Lisboa entre hoje e 25 de Maio, oferecendo assim 12 mil assentos, mais 124% do que o normal. A Iberia transportará ainda a equipa do Real Madrid em quatro voos ‘charter’ [fretado], a que se somam oito outros voos ‘charter’ comerciais e 10 voos regulares adicionais. A empresa aumentou ainda o tamanho dos aviões normalmente usados na rota para poder acomodar o maior número de passageiros que já se previam.

As outras três companhias que voam regularmente entre Madrid e Lisboa – TAP, Air Europa e EasyJet – anunciaram também que irão reforçar as suas ligações e optimizar as capacidades dos aviões colocados ao serviço nestes dias na rota para Lisboa.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...